JINKISI da nação angola
Nosso culto tem ligação com o candomblé de Nação Angola, onde cultuamos os Nkisis (Jinkisi) em outras nações conhecidos como "Orixás"
Divindade da comunicação dos caminhos, estradas, ruas e encruzilhadas. É quem estabelece a ligação do ser humano às divindades. Senhor dos começos e recomeços, gurdião dos filhos de N'Pemba. N'Jila é sempre o primeiro a ser louvado e reverenciado. Suas encruzilhadas revelam as infinitas possibilidades. N'JILA é a esfera que percorre todos os caminhos.
KIWÁ N'GANGA N'PAMBU N'JILA!
Divindade reverenciada como senhor do ferro, da forja, guerreiro, lutador. É o leão devorador das almas dos traidores, falsos, mentirosos e maléficos. Tem o domínio nos caminhos fazendo a abertura e a segurança. A ele devemos agradecer pelas armas de corte e ferramentas da agricultura.
Divindade da fartura e da riqueza. É um Mukongo (caçador), mora nas florestas e matas, tem o domínio de tudo que habita nelas, é o dono de tudo que está nas matas. Seu NGUNZU é a prosperidade e tem carácter civilizatório, já que, a caça e a agricultura deu origem à estabilidade social. Líder natural que conduz com muita generosidade.
MUKONGO DUÍLO! KIWÁ MUTAKALAMBO!
N'kisi que vive isolado no interior das matas, é atribuída grande importância na manutenção e proteção da fauna e flora e da vida das florestas. Divindade que tem o domínio de todas as jinsabas (folhas), sendo considerado fundamental no culto banto por deter o conhecimento de todos os feitiços, usamos suas folhas em todos os rituais. Devemos sempre reverenciar esse N'kisi ao adentrar as matas e retirar as folhas usadas em nosso culto.
KATENDÊ MUKUA XI N'SABA! KIWÁ KATENDÊ N'GANGA!
nossos JINKISI não é orixá.
Essas são as principais divindades culturadas, tanto no Angola e no Ketu existem inúmeras que não vieram para o Brasil ou seu culto se extinguiu.